Mais FM 88,5 estreia em Afonso Cláudio e marca o início da migração AM-FM na cidade

0
390
Foto: Fabrícia Custódio

Nesta sexta-feira (16) aconteceu a estreia da Mais FM 88,5 de Afonso Cláudio, região serrana do Espírito Santo. A emissora é fruto do processo de migração AM-FM da Rádio Educadora AM 1.390. A cerimônia de inauguração aconteceu na nova sede da estação no centro da cidade. Na ocasião foi apresentando o novo estúdio e nova marca.

O coffee break contou com a presença de várias personalidades Afonsoclaudenses e profissionais da Rádio Mais FM. Durante toda a madrugada e parte da manhã a estação veiculava músicas com vinhetas da Educadora e chamadas de inauguração da Mais FM, explicando o processo de migração.

Às 9h da manhã, a rádio que já operava em FM para testes de equipamentos desde o dia 1º de março, iniciou a cerimônia de inauguração com um Culto de Gratidão celebrado pelo Pastor Hilário Linhaus, comunicador mais antigo da estação.

Foi exatamente ele que no dia 29 de novembro de 1982 iniciou as transmissões da Educadora AM, na época na frequência 1.580 coma frase “Bom Calil, Bom Dia ouvintes está no ar a Rádio Educadora de Afonso Cláudio.

Foto: Fabrícia Custódio

Em sua fala Pastor Hilário lembrou de emoção daquele dia 29 de novembro e agradeceu a direção da emissora por está no ar a 35 anos. Fez questão de exaltar a importância de cada integrante da esquipe e em especial ao técnico Gelson Pereira pela instalação dos equipamentos no estúdio e no parque de transmissões montado no Alto São Pedro.

Hilário também lembrou de companheiros que trabalharam na Educadora e emocionou a todos ao citar nomes como os dos saudosos Calil Coelho de Matos, Maurício Martins, Anderson Lenk e do Mira Seibel que foi proprietário da rádio.

Após o Culto de Gratidão os presentes e ouvintes que acompanhavam a cerimônia de casa ouviram as palavras da proprietário Marcia Seibel, que de dentro do novo estúdio panorâmico coberto por uma cortina, declarou oficialmente no ar a Mais FM 88,5. As cortinas se abriram e enquanto no ar eram apresentadas as vinhetas os presentes saudavam a Mais FM com uma calorosa salva de palmas.

A equipe que vai comandar a programação da Mais FM então pode entrar no novo recinto de trabalho e falar pela primeira vez nos modernos microfones e comunicar com ouvintes que interagiram expressando a emoção de receber em casa uma nova programação com um sinal de mais qualidade.

Foto: Fabrícia Custódio

Bastante emocionada a Jornalista Mariany Coelho, exaltou a importância do rádio no dia a dia da população de Afonso Cláudio e região. Ela lembra que a Educadora faz parte da evolução da região serrana do Espírito Santo e com chegada da Mais FM, quem ganha novamente é a nossa região.

“Basta lembrar como eram as nossas ruas na década de 90. Como eram as lojas e supermercados. Tem empresas que começaram junto com a Educadora, outras começaram anos depois mas sempre contaram com a rádio para divulgar as suas promoções. Hoje muitas tem fachadas lindas, lojas modernas e isso tudo graças a parceria com vocês. Desejo toda a sorte do mundo para a Mais FM e pode ter certeza que quem está ganhando mais uma vez é o nosso Estado, em especial a nossa região”. Disse Mariany.

Com a transição de AM para FM, os locutores acreditam que manterão o formato de conteúdo, com programação musical, jornalismo, entretenimento e informação. Com 22 anos prestando serviços na emissora, o comunicador Paulo Aparecido, também destacou que a qualidade do som será a maior mudança na percepção do ouvinte.

O repórter Kennedy Lenk explicou as mudanças no dial para os ouvintes e falou sobre o seu programa que agora será transmitido pela Mais FM.

“Agora em 88,5 FM o meu programa pode ser sintonizado em um celular com recepção em FM. O meu ouvinte vai poder circular pelas ruas com um fone no ouvido meu ouvindo. Mesmo com todas as mudanças o rádio continua sendo dinâmico perante à informação. O que muda é que vamos inovar através de uma participação ainda mais interativa”. Disse Kennedy.

Foto: Fabrícia Custódio

A diretora da Mais FM, Marcia Seibel expressou sua felicidade ao concretizar um sonho que começou em 2013 quando o governo anunciou o processo de migração.

“Estou muito feliz e sou grata a Deus por tudo! É uma missão desafiadora, interessante, ou a gente se adequava a esta norma ou a rádio deixaria de existir. Enfrentamos dificuldades nesses anos mas vencemos.O investimento é alto, tem a parte burocrática onde são pedidos projetos técnicos de estúdio e do parque de transmissão, mas os nossos parceiros e ouvintes vão ganhar muito com a chegada da Mais FM 88,5″. Destacou.

Marcia lembrou também da dificuldade que o rádio AM vinha enfrentando por conta da dificuldade de transmissão.

“O rádio AM é passível de muita interferência principalmente em outras áreas como aviação e telefonia móvel/fixa. Mesmo com todo o esforço da engenharia de transmissão o sinal deixava muito a desejar, era muito chiado, saía da frequência com facilidade e agora em FM não acontecerá isso, porque ela é estéreo. A nossa região está ganhando uma rádio com muito mais qualidade no som e na programação”. Relatou a diretora.

Foto: Robson Lelê

O novo estúdio localizado na Avenida Presidente Vargas nº 121, sala 102, no Centro de Afonso Cláudio, conta com microfones afixados no mais moderno suporte articulado, o Top Arm da empresa Biquad. O áudio mixado no estúdio passa por um moderno processador e depois é enviado via links para as antenas de transmissão localizadas no Morro do São Vicente (1.390 AM) e no Alto São Pedro (88,5 FM). A rádio Mais FM será retransmitida pela frequência 1.390 AM até a finalização do processo de migração AM-FM, quando o canal AM será enfim desligado definitivamente.

O sinal da Mais FM 88,5 tem sido sintonizado na região serrana e parte das regiões noroeste e sul do Estado. O técnico em rádio Gelson Pereira, responsável pela montagem do novo estúdio e do sistema irradiante conseguiu sintonizar a Mais FM em Cariacica, na Grande Vitória. A audição foi feita na tarde do último sábado (17) em seu carro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, preencha seu nome auqi