Dicas fáceis para acabar com os ácaros neste inverno

16

É no inverno que os ácaros mais incomodam! Aqueles casacos e cobertores que saem do armário já vêm cheios desses organismos microscópicos que provocam alergia em grande parte da população!

Foto: Reprodução

Sensação de ardência na vista, vermelhidão nos olhos, espirros e coceira na pele. Esses são alguns dos sintomas mais comuns provocados pelas alergias, um problema que atinge quase 30% da população mundial, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Com a chegada das estações mais frias, o ar fica cada vez mais seco, o que consequentemente aumenta as crises alérgicas de doenças respiratórias crônicas como rinite, sinusite, asma e bronquite. Em cidades com altos índices de poluição, como São Paulo, é difícil encontrar alguém que escape desses problemas respiratórios.

Os ácaros podem agravar essas alergias respiratórias. De acordo com Alfredo Lara, otorrinolaringologista do Hospital CEMA, esses microrganismos estão presentes em nosso cotidiano durante todo o ano, mas é no inverno o período de maior proliferação. “Nessa época as pessoas acabam utilizando mais roupas, cobertores e mantas, além de manter os ambientes fechados durante a maior parte do tempo. Em situações como essas, eles acabam se multiplicando”, diz.

Arnaldo Braga Tamiso, otorrinolaringologista do Hospital Paulista, conta que esses bichinhos gostam de tecidos e umidades. “Quando tiramos o que estava guardado no armário, por exemplo, começamos a espirrar, dando início a um processo de alergia respiratória. Os ácaros costumam se instalar em lugares como colchões e travesseiros. Em um colchão, por exemplo, moram cerca de cinco milhões deles”, afirma.

E agora?

A recomendação dos especialistas é evitar deixar peças de roupas guardadas por muito tempo e, antes da utilização, colocá-las em um banho de sol. “É importante abrir o guarda-roupa, evitar cortinas e deixar os ambientes arejados e iluminados. A higiene nasal com soro também é ideal em qualquer época do ano. É interessante procurar um especialista logo nos primeiros sintomas, até para evitar problemas mais graves”, explica Lara.

Dicas caseiras!

O médico destaca que os ácaros odeiam o sol. Por isso, atos como lavar as peças e colocá-las para secar em dias quentes já eliminam metade dos causadores de alergia. “Uma dica caseira é diluir vinagre em água e passar essa mistura com um pano em cima das roupas. Isso consegue eliminar quase 100% dos ácaros. Além disso, é ideal trocar a roupa de cama pelo menos uma vez por semana e substituir o colchão a cada três ou quatro anos”, finaliza.

Fonte: Climatempo

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA