Afonsoclaudenses prometem brilhar em desfile da São Torquato

Foto: Divulgação

O coreógrafo e professor de dança Rafael Moreira está ensaiando quarenta Afonsoclaudenses para desfilar na Escola de Samba Independentes de São Torquato. A escola levará para o Sambão do Povo, o enredo “O Portal das Ilusões”.

Os Afonsoclaudenses farão parte da ala coreografada intitulada “Sonho de um Pierrô!”. Para fazer bonito na avenida os moradores estão se dedicando aos ensaios que vem acontecendo em Afonso Cláudio, na região serrana do Estado. Na última quarta-feira (06), os integrantes tiveram um ensaio técnico no Sambão do Povo, em Vitória.

Em entrevista ao site Sempre em Dia, o professor Rafael Moreira, responsável por ensaiar os Afonsoclaudenses, contou que virá como destaque de chão da escola. Ao ser convidado pelo carnavalesco Edmilson Galdino, Rafael pediu que a ala onde será destaque fosse ocupada por moradores da cidade. Wellington Gonçalves, o Pi, natural de Afonso Cláudio desfila na escola a pelo menos cinco anos e foi o responsável por essa intermediação da escola com o professor.

Rafael conta que a coreografia da escola de samba é muito importante: precisa estar tudo casadinho entre os integrantes para que eles consigam contar a história do samba enredo da melhor forma possível.

“O primeiro passo é pensar no samba. A partir daí é muito ensaio. Na hora que tem partes da coreografia que eu peço pra eles fazerem algumas caras que vocês vão ver na avenida. Doreografia não é só no corpo, a expressão também conta muito.” Disse Rafael.

Quando perguntado sobre como ter um bom resultado em um ala coreografada, o professor disse que é preciso muito treino e dedicação.

Foto: Divulgação/Rafael Moreira

“Uma ala coreografada têm um papel fundamental dentro da sinopse do enredo, do desenvolvimento e na execução. Com a coreografia de encenação você conta melhor aquela história. O carnaval é um teatro em céu aberto. Então quanto mais itens para chamar atenção do público e de quem está nos assistindo, é melhor”. contou ele.

A ala formada pelos 40 Afonsoclaudenses é intitulada “Sonho de um Pierrô!”. Rafael interpretará o Pierrô, um personagem de mímica e da Commedia dell’Arte, uma variação francesa do Pedrolino Italiano. O seu caráter é aquele de um palhaço triste, apaixonado pela Colombina, que inevitavelmente lhe parte o coração e o deixa pelo Arlequim. Sua fantasia foi inspirada nas cores da escola: vermelha, amarela e dourada.


São Torquato levará para o Sambão do Povo reinos encantados, mistérios e magia

A escola de Samba Independentes de São Torquato foi a campeã do grupo de acesso A do Carnaval de Vitória de 2019 e esse ano estará desfilando no sábado, dia do Grupo Especial. Com o enredo “O Portal das Ilusões”, a agremiação levará para o sambódromo o contos de fadas, reinos encantados, mistérios e magia no enredo.

A escola será a última a entrar na avenida no sábado do Carnaval de Vitória e “vai clarear” o Sambão, como reforça o samba da escola. São 1.300 componentes, divididos em 21 alas e três carros alegóricos. Além disso, a agremiação novamente terá um rei de bateria, o carismático Max Brandão, além das tradicionais rainha e madrinha.

Desfile será transmitido pela TV Gazeta e site G1

A TV Gazeta e o site G1 transmitem os desfiles das agremiações do Grupo Especial, no sábado dia 15. A novidade desta vez é que os desfiles das escolas de samba do Grupo A, que passam pela passarela do samba na sexta-feira, dia 14 de fevereiro, também serão exibidas para o mundo inteiro, pelo G1. Neste primeiro dia, a transmissão será feita apenas pela internet.

1 thought on “Afonsoclaudenses prometem brilhar em desfile da São Torquato

  1. Haaa que lindo!!! Parabéns Rafa vc arrasa sempre! Tenho orgulho de te conhecer e ser prof da minha filha… Vc leva alegria onde passa!!! Vão brilhar na avenida! E Parabéns Robson o sit esta show…. Sempre inovando e propagando a notícia da melhor forma!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *